CLINICA RYODORAKU

Click here to edit subtitle

Serviços

Para qualquer informação ou Subscrever qualquer destes Serviços preencha este (formulário)

Acupuntura Japonesa Ryodoraku

Antes da manifestação de qualquer sintoma de doença existem pequenas alterações eléctricas que podem ser mensuradas através de neurometria (medição ao longo do corpo de pontos electropermeáveis) através de microamperagem do sistema nervoso autónomo.
Ryo significa “bom”, do “electrocondutor” e raku “linha” ou “canal”. É um estilo de acupunctura japonesa, desenvolvido na Universidade de Quioto (Japão), a partir de1950, pelo Dr. Yoshio Nakatani, e cujo método de tratamento é baseado em pontos electropermeáveis na superfície do corpo.
 Ryodoraku e o sistema nervoso autónomo estão intimamente ligados, uma vez que quaisquer desequilíbrios ou desordens dos órgãos internos manifestam-se como fenómenos nervosos reflexos na superfície corporal (pele). A regulação do sistema nervoso autónomo é o objectivo principal da terapia Ryodoraku. Através da estimulação eléctrica dos pontos Ryodoraku (linhas de conexão, ou canais que interligam os pontos electropermeáveis) em desequilíbrio, reequilibra-se o organismo funcionalmente, proporcionando a cura e aliviando ou eliminando os sintomas causados por uma situação patológica.

Teishin

Significado de Teishin:

-Tei significa Instrumento ou utensílio.

-Shin significa agulha.

Podendo ser traduzido por:Agulha ou acupuntura com utensílios.


Teishin, trata-se de um conjunto de técnicas não invasivas em que são usados vários tipos de utensílios e técnicas para estimular os pontos e portanto estimular o sistema nervoso autónomo, com vista a debelar as mais diversas patologias.


O Teishin sendo uma técnica aplicada sem aplicação de agulhas, podem-se tratar zonas ou áreas e também pontos, para tal são utilizados uma variedade de instrumentos feitos de metais preciosos, de aço, ou até mesmo de jade com diversas configurações, formas e feitios, dependendo da zona em que são aplicados.

Shiatsu


O SHIATSU é uma terapia de reequilíbrio físico e energético com o objectivo de corrigir disfunções ao nível dos órgãos internos, curando e prevenindo o surgimento de doenças, através da aplicação de pressão com polegares, dedos e palmas das mãos em determinados pontos de todo o corpo.

A medicina oriental bem como a filosofia oriental são da opinião que todos os problemas, quer sejam de natureza física, emocional ou mental estão intrinsecamente ligados e têm a sua causa e/ou consequência no excesso ou deficiência de energia vital(Ki ou Chi). O que o Shiatsu vai proporcionar, é a harmonização dessa mesma energia, ao serem pressionados e manipulados os meridianos(caminhos por onde circula a energia vital) e os pontos de baixa resistência eléctrica(Tsubos) onde podemos “trabalhar” a energia vital(Ki) aumentando ou diminuindo a mesma, bem como a utilização de pressão nos pontos de Acupunctura.

Seitai


É uma terapia que serve principalmente para reajustar o sistema ósseo e muscular e reequilibrar a energia vital(Ki), através de estiramentos e amassamentos em todo o corpo. A sua eficácia é exponenciada quando usada como complemento de Shiatsu ou Anma.

Seitai é uma palavra Japonesa que significa, Sei(Corrigir ou devidamente ordenado) e Tai(Corpo).

Anma  


É uma das massagens que foi reconhecida como forma de terapia no tratamento médico, a par da Acupunctura, Moxibustão ou Fitoterapia. Esta forma de Massagem é denominada de Anma ou Mo é uma simbiose entre a pressão e amassamento ou fricção nas zonas de maior tensão ou mais rígidas/doridas; E utiliza para tal todo o conhecimento sobre os caminhos por onde circula a energia vital KI (meridianos).
Serve essencialmente para eliminar ou aliviar a dôr, tensão muscular, corrigir anomalias a nível da energia vital (KI) e proporciona bem-estar físico e emocional. O seu uso combinado com técnicas terapêuticas de Shiatsu e Seitai é recomendado e produz resultados excelentes.

REFLEXOLOGIA  


É simultaneamente um meio de diagnóstico, prevenção e tratamento das mais variadas doenças, isto porque, nos pés temos os pontos reflexos referentes à função de todos os órgãos do corpo e ao pressionar e massajar esses pontos estamos a normalizar a energia vital(KI) e a influir no seu bom funcionamento interno. Proporciona também uma boa drenagem dos membros inferiores e activa a circulação periférica de modo a permitir uma boa vascularização dos tecidos.

MOXIBUSTÃO 


É um sistema terapêutico que se baseia na aplicação de artemísia, quer directamente, quer indirectamente, com calor, em determinados pontos de acupunctura (TSUBOS) nos quais podemos “trabalhar” directamente sobre a energia vital(KI), é bastante eficaz quer na prevenção quer no tratamento de doenças crónicas e é uma boa aliada a par de outras terapias orientais tais como a Acupuntura o Shiatsu ou o Seitai.

KINESIO TAPING 


A Kinesio Tape é uma inovação introduzida através do Dr. Kenzo Kase na medicina desportiva e outras para tratamento e prevenção de lesões desportivas comuns, como distensões , tendinopatias e outras causas de dor e limitação funcional . Nesta banda é de ressalvar a sua leveza, asua grande elasticidade, é forte e eficiente para o alíviar a dor, fornece suporte ao nivel muscular e articular e garante a estabilidade das estruturas. A Kinesio Tape ajuda o atleta ou qualquer outra pessoa comum numa recuperação mais breve ao nível dos músculos doridos ou articulações e sem limitar os movimentos, garantindo assim uma resposta mais rápida das fibras e estruturas do paciente/atleta, visto que pode continuar na sua rotinadiária/treinos favorecendo a sua recuperação mais rapidamente e confortavelmente. Trata-se de uma banda ou fita simples de usar e fácil de aplicar, com a elasticidade e a capacidade de absorção semelhante à da pele, portanto lavável, permitindo à pessoa tomar banho sem ter que trocar a fita de kinésio.

ZEN-SHIATSU


O Zen-Shiatsu surgiu pela mão do Mestre Japonês Mitsuo Masunaga, as principais diferenças face ao Shiatsu Namikoshi são, a utilização das palmas das mãos, joelhos e cotovelos (estruturas mais largas) ao invés dos polegares, o que proporciona um melhor alongamento dos tecidos, uma maior suavidade, menos doloroso, é mais profundo e de acção Yin, a par do alongamento das estruturas, alonga os próprios meridianos, tem uma base filosófica e prática que assenta no princípio do Shiatsu como meditação e também no conceito de mão-mãe e mão-filho.

SOTAI-HO

 

É óbvio que ao correcto estiramento dos meridianos está implícita uma correcta postura e nada melhor que algumas posturas e exercícios terapêuticos de Sotai para proporcionar uma flexibilidade estática e dinâmica essencial para um bem-estar geral e promoção da saúde.

EXERCÍCIOS DE MERIDIANOS(MAKKO-HO)

 Makko-Ho, traduzem-se no conjunto de exercícios que se destinam a uma melhoria da condição energética do individuo e consequentemente na melhoria da saúde e bem-estar, os Japoneses associam esta prática a uma maior longevidade e saúde.

 

Os Primeiros 3 Exercícios são respectivamente para os Meridianos:

1)O Par Pulmão/Intestino Grosso.

2)O Par Estômago/Baço Pâncreas.

3)O Par Coração/Intestino Delgado.

Os Restantes 3 Exercícios são respectivamente para os Meridianos:

1)O Par Rins/Bexiga.

2)O Par Pericárdio/Triplo Aquecedor.

3)O Par Figado/Visicula Biliar.